Apresentação

A área de pesquisas em Sistemas Particulados do DEQ/UFSCar desenvolve pesquisas básicas e aplicadas em sistemas que envolvem fluidos e partículas de um modo integrado, presentes em várias operações unitárias da indústria química. As principais linhas de pesquisa em andamento no grupo estão listadas a seguir:

  • aplicações de CFD em sistemas particulados
  • aplicações tecnológicas dos fundamentos de sistemas particulados
  • controle de secadores
  • operações de transporte pneumático
  • secagem de pastas, suspensões e sementes
  • secagem e análise de produtos perecíveis
  • transferência de calor e massa em sistemas particulados
  • processos físico-químicos de tratamento de efluentes industriais

Breve Histórico

Prof. José Teixeira Freire

No início de agosto de 1979, os recém contratados José Teixeira Freire e Satoshi Tobinaga, ambos formados em Física e doutores pela COPPE/UFRJ, juntamente com Dermeval José Mazzini Sartori, já Professor do DEQ/UFSCar, também formado em Física e Mestre pela COPPE, os três tinham em comum o mesmo orientador, o Professor Giulio Massarani, ainda hoje o Mentor dos Sistemas Particulados no Brasil. Três pesquisadores de mesma origem, em um Departamento hiper jovem e desejoso de fazer as coisas acontecerem, nada mais apropriado do que unir esforços e trabalhar muito forte. Após algumas reuniões informais foi decidido implantar o Grupo de Sistemas Particulados do DEQ/UFSCar. No início dos anos 80, foi criada a Coordenação de Pesquisa no DEQ e os Grupos de Pesquisa passaram a Áreas de Pesquisa e, o Grupo de Sistemas Particulados passou a ser a área de Sistemas Particulados, internamente ao DEQ, a AP-1. Com o tempo outros pesquisadores foram chegando; o Professor José Carlos Gubulin recém terminado o Doutorado na França, chegou à área em 1980, posteriormente, em 1982, a Professora Ana Maria da Silveira, mais uma pós graduanda da COPPE, vem para a Área. Anos à frente, 1993, uma das orientadas do Grupo passa a integrá-lo como membro efetivo, a Professora Maria do Carmo Ferreira. A fim de contar com um especialista em Modelagem, Simulação e Controle, conseguimos trazer para a Área em 1997, o Professor Ronaldo Guimarães Corrêa, doutor pela Dinamarca. Em 2006, mais um orientado do Grupo chega ao time, o Professor Luís Augusto Martins Ruotolo. Mais recentemente, em 2010, o Professor Fábio Bentes Freire passa a fazer parte da área.

Finalmente em 2012, a área teve uma entrada significativa de membros. Os professores Rodrigo Béttega, Gustavo Dias Maia e Thiago Faggion de Pádua passarama integrar a área.

Infelizmente, a vida não é só de chegada; em 1992, Satoshi Tobinaga se aposenta na UFSCar e vai para a FEA/UNICAMP; em 2009, o José Carlos Gubulin se aposenta. Em 2012, aposentam o Freire e a Ana Maria, mas felizmente, a dupla Freire e Gubulin continua colaborando agora como Professor Voluntário.

Há quase duas décadas a Área de Sistemas Particulados vem trabalhando em duas frentes principais, hoje representadas pelo Centro de Secagem e pelo Laboratório de Tecnologias Ambientais.

Membros
Laboratórios
Contato
Linhas de Pesquisa

Nenhuma Linha de Pesquisa Cadastrada

Postagens da Área

Nenhuma Postagem Publicada